terça-feira, 23 de março de 2010

Um corte de cabelo diferente...

... sei que não parece um argumento serio, porem garanto que ganhei meu dia com isso. Não lembrava mais como era cortar cabelo em um daqueles lugares simples, pequenos, geralmente com uma pessoa só trabalhando (quase sempre o dono, e quase sempre, não sei porqué, velho) e silencioso.
Nesses anos, me acostumei, na Italia como no Brasil, em lojas modernas, com atendentes, muitos funcionarios, horarios respeitados, enfim... perfeitos!!!
Porém...
Tinha esquecido da simples esperiencia de entrar em um lugar silencioso, com perfume de after-shave, com um idoso de oculos lendo o jornal esperando por mim, e finalmente, o corte. NÃO TINHA MUSICA!!! Ja isso seria suficiente para lembrar para sempre este lugar, nada que atrapalhasse o silencio e o discreto som das cesoras cortando, do respiro do desconhecido e do meu. Algum carro na rua passando, mas nada demais que podesse interferir nessa intimidade. A ausencia de musica de fundo me pareceu deixar reviver a musica verdadeira, aquela dos pequenos gestos. Lembrei-me muito de onde, as vezes com meu irmão Raffaele, eu ia cortar cabelo quando era criança, no bairro onde morava na Italia, e onde ainda meus pais moram...
Uma meia hora prazerosa, voando entre lembranças e sensações simples e velhas como o mundo.

3 comentários:

  1. Por muitas vezes são nas pequenas coisas que encontramos os maiores prazeres. Nada como respirar essa felicidade simples. Imagino como o senhor deve ter saído de lá e me comovo com isso! Ainda bem que existem pessoas que que sabem apreciar, apenas apreciar e tornar lindo o que quase ninguém nota.

    ResponderExcluir
  2. Emmanuele é um poeta.

    ResponderExcluir