terça-feira, 23 de março de 2010

O tempo...

... pode ser o amigo melhor de um homem, mas ao mesmo tempo e facilmente pode se tornar o pior inimigo. Pode ser muito, se bem utilizado, ou sempre insuficiente, se deixado rapidamente escapar.

Pensando na vida, no trabalho, quanto sabemos organizar, dividir, desfrutar as horas que temos durante um dia? Não podemos, especialmente em uma "missão" como é aquela do artista, deixar de dedicar horas e horas trabalhando e procurando cada vez mais no profundo de uma obra de arte, mas ao mesmo tempo não podemos sacrificar a familia, a esposa, os filhos, pois eles são nosso mundo e eles nos doam a felicidade mais plena, que ajuda também servir melhor a propria arte.

Sei que muitos dizem que o artista deve ser infeliz, que o artista não pode ser equilibrado, não pode ter uma vida regular; isso é um resultado e uma herança da velha bobeira "genio e sregolatezza", como se fosse impossivel ser feliz, racional, equilibrado, e ao mesmo tempo uma alma creativa, cheia de ideias... sinto muito, mas eu acho que uma pessoa profunda pode doar muito a propria arte sendo infeliz ou sendo profundamente feliz. O meio termo é que não funciona...

Então dedicar mais tempo aos filhos, ou a propria esposa, não significa tirar tempo da arte!!! Significa que descubrimos como aproveitar de cada minuto dedicado ao nosso estudo, e que descubrimos também, e sobre tudo, quanto enriquece a alma estar sentados em frente ao sorriso da pessoa amada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário