terça-feira, 30 de março de 2010

Lembranças da minha estreia em NY

Caros amigos,
estou aqui, no dia seguinte a minha estreia em NYC, para tentar traduzir em palavras algumas das emoções vividas ontem. Primeiramente quero agradecer a Simone Leitão, amiga e colega maravilhosa, e o Frederico Gouveia, um produtor profisional e pessoa sempre disponivel e sensivel.
Chegar aqui, em NY, na noite antes do concerto de estreia nesta cidade não foi facil: muito cansaço, e medo que algo possa não dar certo, mas já na manha de ontem, durante o ensaio na Steinway... me acalmei bastante, pois percebí que apesar dos dois dias inteiros passados voando pelo mundo (Espanha/Brasil e Brasil/EUA) minhas condições eram boas.
Agora... a noite, tive a primeira grande surpresa em ver que o local do concerto era realmente algo especial: a "Americas Society" é uma sociedade fundada para a divulgação da cultura e arte da America latina nos EUA. O predio, antigo e elegantissimo, já foi uma casa particular da aristocracia do inicio do seculo passado: marmores, colunas, estantes de madeira, livros antigos e nas paredes as fotos de Borges, Garcia Marquez, Jorge Amado... uma atmosfera especial, intima, para uma verdadeira noite de musica de camara.
Outra surpresa: no publico, o grande escritor americano Tom Wolfe, com a esposa, e o embaixador brasileiro em New York, também com esposa.
Fiquei feliz pela recepção que as duas peças brasileiras tiveram, mas não duvidava, pois a 1 Sonata de Villa Lobos é uma graça, e a 5 de Guarnieri uma feliz descubertas para quem não conhece o mundo musical desse composidor. Alias, fiquei muito feliz em saber, apos o concerto, que algumas pessoas julgaram o segundo movimento da Sonata de Guarnieri como o ponto alto da noite. E devo dizer que é musica linda mesmo.
Na segunda parte, a famosa Sonata de Cesar Franck.
Muitos convites já para o futuro, mas a grande felicidade é saber que contribuimos em deixar preciosas lembranças musicais para aqueles que assistiram ao concerto.
Em nós musicos, fica a sensação que foi um privilegio tocar grande musica, em uma grande cidade, para um publico
maravilhoso.

4 comentários:

  1. Bravo Emmanuele! Foi um prazer ter estado contigo nestes dois dias aqui realizando este concerto que foi maravilhoso mesmo, o primeiro de muitos com certeza!! Um grande abraco e nos vemos em Miami logo mais!
    Fred Gouveia

    ResponderExcluir
  2. Fred, depois dos agradecimentos "publicos", aqui vão meus agradecimentos diretos... sei quanto foi complicado e dificil organizar tudo isso, mas TODOS fomos recompensados. Obrigado por ser um otimo profisional e uma pessoa amiga e que sabe estar ao lado dos artistas, sabe das necessidades, das "manias" e tudo mais...
    Obrigado mesmo... até daqui a poucos dias, em Miami!!!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. Emmanuele, você é uma artista "first class." Uma alegria e satisfação trabalhar com vc!

    Fred, grande produtor e maestro! Se não fosse você eu tocaria de bota e roupa de cavalariça naquele dia tão elegante!! Obrigada por tudo.

    Looking forward to Miami on Saturday!

    ResponderExcluir
  4. Emmanuele,

    Não o conheço pessoalmente ainda,mas muitos de meus amigos e colegas de trabalho aqui da orquestra sinfônica de Campo Grande já tiveram oportunidade de dividir o palco com você.

    Gostaria de fazer uma pergunta:

    O que acha de compartilhar suas experiências em meu blog tal como faz aqui no seu?

    A minha página surgiu no intuito de preencher uma lacuna que existe no cenário virtual do violino do BRasil, visto que a unica forma relevante de se compartilhar informações a respeito era até então a comunidade do orkut.

    Desde então tenho me empenhado em concentrar máximo de conteúdo possível na língua portuguesa e traduzir outros idiomas com minhas não tão incríveis habilidades para enriquecer o conteúdo. Além disso tudo é feito de forma gratuita.


    Aqui está meu e-mail para mais informações: israel.honorato.dutra@gmail.com

    Ou acesse o blog pelo link:
    http://www.violinovermelho.com.br

    Obrigado

    ResponderExcluir