terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Missão

Voltando ao Brasil, estou dedicando esses primeiros dias de "choque térmico" (dos -7 de New York aos 32 de São Paulo) para preparar minha cabeça a enfrentar os próximos meses. As vezes, no meio de uma temporada, com muitos concertos com a orquestra, muitas viagens para tocar como solista ou em musica de câmara, aulas, esqueço-me da raiz de tudo: a verdadeira motivação do que estou fazendo. Mas quando o mundo da "produção musical" faz um intervalo, e quando um ser humano volta ter a possibilidade de PENSAR MAIS, volta em mim a sensação da minha missão, desse difícil papel de ser um "mensageiro" que tem o privilégio e a responsabilidade de levar para quem quer ouvir (e para quem SABE ouvir) as grandes obras de arte na musica. E para fazer isso com dignidade, para servir a musica com honestidade, humildade, conhecimento e profundidade, a dedicação tem que ser total, e não conhecer pausas, além daquelas da própria musica.
Hoje eu lí uma frase que define perfeitamente o sentido da minha missão:
"Di tutto il mio lavoro, l'atto per me più importante consiste nell'offrire a una comunità di voci ben educate all'armonizzarsi fra loro, un'ulteriore opportunità per “trarre” del nuovo da ciò che ci è rimasto della tradizione." - C. Ronco
Achei lindo, profundo e verdadeiro. Amo essas tres palavras quando podem existir juntas, é como se "estética", "metafísica" e "ética" se unissem em uma única voz, para sublimar a musica.
Abraços, Emm.

2 comentários:

  1. As pausas, meu caro, servem justamente para voltarmos ao porquê de termos escolhido essa missão, esse sacerdócio que é a arte musical.
    Muitas influências extra-musicais fazem com que nos distanciemos da essência, e a descoberta de cada obra, mesmo que estejamos tocando pela centésima vez, perde completamente o frescor. Estava comentando outro dia com a Rose justamente sobre isso, sobre sua maratona, e pensando como voce consegue manter o interesse e a qualidade. Parabéns a você pelo músico de altíssimo nível que és, por sempre pensar dessa forma.

    ResponderExcluir
  2. Interessante, Emmanuele, o espírito de missão que você carrega consigo. Em nenhum outro momento da vida li ou ouvi um músico dizer que, apesar de todos os seus afazeres, é um mensageiro e tem a responsabilidade de levar aos ouvintes "as grandes obras da arte" musical.
    Além da técnica, sensibilidade e expressão musical, que já conheço há alguns anos, passo hoje a conhecer outro aspecto que me faz confirmar seu talento: compromisso.

    ResponderExcluir